SBCP-SC apoia ações de combate ao câncer de mama pelo estado

SBCP-SC apoia ações de combate ao câncer de mama pelo estado

Por: - Cirurgião Plástico e Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - CRM/SC 8130 RQE 2674
Publicado em 19/10/2018 - Atualizado 09/02/2019

O câncer de mama é uma das doenças que mais acomete as mulheres brasileiras. Somente em 2018, o Inca estima que serão computados 59.700 novos casos. Isso representa, em média, 56,33 casos a cada 100 mil habitantes do sexo feminino.  

Com o intuito de promover uma maior conscientização, bem como proporcionar que as portadoras de câncer de mama possam retornar à sua vida com qualidade, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Santa Catarina (SBCP-SC) está apoiando diversas ações por todo o estado.

Confira abaixo mais informações sobre a atuação do SBCP-SC não somente durante o mês do Outubro Rosa, mas no restante do ano. Saiba, também, qual a importância da cirurgia plástica durante a recuperação da doença e, principalmente, da vida.

Qual a relação da SBCP-SC com o Câncer de Mama?

Engana-se quem pensa que o tratamento do câncer de mama termina quando não há mais sessões de quimioterapia a serem realizadas.

Na verdade, como na maioria dos casos é preciso que seja realizada a cirurgia de retirada de parte da mama ou da sua totalidade, a sua reconstrução torna-se uma parte fundamental da terapia. E é nesse cenário que a SBCP-SC entra, haja visto que ela engloba os profissionais habilitados a realizarem esse tipo de procedimento.

Como funciona o mutirão organizado pela SBCP-SC em outubro

Visando beneficiar vítimas de câncer de mama que estão na fila pela reconstrução mamária pós-mastectomia, principalmente àquelas que não possuem condições financeiras, a SBCP-SC uniu profissionais para promover um mutirão.

Ao todo, o objetivo é realizar em torno de 70 cirurgias gratuitas no estado somente no mês de outubro. Esses procedimentos serão realizados por mais de 100 profissionais voluntários, entre cirurgiões plásticos, mastologistas, anestesiologistas, enfermeiros e fisioterapeutas, nas seguintes cidades:

  • Florianópolis;
  • Blumenau;
  • Jaraguá do Sul;
  • Criciúma;
  • Joinville;
  • Chapecó;
  • Lages.

Apesar de o mutirão já ter ocorrido outras vezes em Santa Catarina, estima-se que esta é a primeira que envolve tantos pacientes e especialistas voluntários,É importante destacar que todos os custos com hospitais e materiais serão quitados graças a doações realizadas por empresas, fornecedores parceiros e pessoas físicas.

Demais ações realizadas ao longo do ano

Além do mutirão de cirurgias plásticas realizada durante a campanha do Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Santa Catarina costuma realizar diversas ações ao longo do ano visando principalmente a prevenção e conscientização.

Assim, são promovidas:

  1. Palestras: tanto as pacientes quanto seus familiares recebem orientações sobre o câncer de mama, desde os procedimentos necessários, as etapas da reconstrução em si e os cuidados após a operação;
  2. Capacitações: todos os profissionais são estimulados a interagirem em si a fim buscarem sempre o melhor tratamento da doença. No mês de outubro, por exemplo, foi realizado um simpósio com especialistas que são referência na área.

Importância da cirurgia plástica na recuperação do câncer de mama

Apesar de equivocadamente muitas pessoas verem a reconstrução mamária como um procedimento meramente estético, ele oferece benefícios a mais para a mulher.

Por se tratar de um órgão muito feminino, muitas delas passam a ter vergonha do seu corpo, levando a uma dificuldade até em manter uma maior intimidade com seu parceiro.

Assim, a cirurgia plástica tem a capacidade de promover uma melhora na saúde psicológica da mulher, devolvendo principalmente a autoestima. Além disso, a qualidade de vida como um todo é afetada de forma positiva, devolvendo a normalidade tanto na vida pessoal quanto profissional.

Você tem alguma dúvida sobre a cirurgia plástica após tratamento de câncer de mama? Entre em contato conosco.

Conteúdo revisado por:
Cirurgião Plástico e Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - CRM/SC 8130 RQE 2674

Formado em medicina pela UFSC e mestre em Cirurgia Plástica pela USP, o Dr. Evandro Parente é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e presidente da SBCP-SC

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.