Quanto custa a cirurgia plástica? Preço baixo x qualidade

Quanto custa a cirurgia plástica? Preço baixo x qualidade

Por: - Cirurgião Plástico e Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - CRM/SC 8130 RQE 2674
Publicado em 24/06/2016 - Atualizado 09/02/2019

Quanto custa a cirurgia plástica? Essa é a pergunta que os cirurgiões plásticos mais escutam nos consultórios e pacientes que realizaram algum procedimento respondem aos amigos e familiares. Muitas vezes a curiosidade é motivada pelo desejo de fazer uma cirurgia plástica e desmistificar a crença de que é algo fora do alcance.

Por determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBC), os médicos da especialidade são proibidos de divulgar o valor das cirurgias plásticas que realizam. Ainda assim é possível encontrar na internet a tabela de preços de muitos procedimentos, inclusive com a oferta de pagamento parcelado. É preciso ter muita cautela com isso!

Além de agir em desacordo com a Resolução N º 1.836/2008 e ser praticamente o motivo da proibição da publicidade dos custos cirúrgicos, a informação pode não condizer com a realidade. Sem contar que pode ser um meio de atração para mascarar a falta de experiência do médico ou o uso de produtos de qualidade duvidosa. Melhor não correr o risco!

Saber quanto custa a cirurgia plástica não deve ser o fator determinante para a realização da cirurgia

Existe uma razão muito importante para os médicos não tabelarem o valor das cirurgias plásticas da mesma forma que a indústria farmacêutica tabela o preço dos medicamentos: o paciente.

Cada pessoa é única. Possui um tipo físico e condições de saúde próprias. Assim, mesmo que a sua prima, que é muito parecida com você, tenha feito uma mamoplastia de aumento com o Dr. Fulano de Tal, que nem foi tão cara, isso significa que você vai pagar o mesmo pela cirurgia se também a fizer com ele. Porque vocês são pessoas diferentes, com necessidades diferentes. Por exemplo, a prótese de silicone que ela usou pode não ser a recomendada para você e isso, por si só, já pode alterar o valor da cirurgia.

Na ansiedade de realizar a cirurgia plástica, muitas pessoas recorrem a médicos que prometem bons resultados a baixos custos, sem considerar que a satisfação vale mais do que o que será investido na cirurgia.

Optar por um médico que não despertou tanta confiança só porque os valores que cobra nas cirurgias plásticas e as condições de pagamento são melhores do que o cirurgião plástico que deu maior segurança nem sempre é a melhor escolha. A experiência do cirurgião e o bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o valor final da cirurgia.

É direito da(o) paciente buscar mais de uma opinião médica antes de se submeter a qualquer procedimento. Os especialistas em cirurgia plástica bem conceituados no Brasil são membros da SBCP e podem ser encontradas a partir de uma busca rápida no site da Sociedade.

Conteúdo revisado por:
Cirurgião Plástico e Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - CRM/SC 8130 RQE 2674

Formado em medicina pela UFSC e mestre em Cirurgia Plástica pela USP, o Dr. Evandro Parente é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e presidente da SBCP-SC

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.