Check-list de cuidados pré-operatórios da cirurgia plástica

Check-list de cuidados pré-operatórios da cirurgia plástica

Por: - Cirurgião Plástico - CRM-SC 21440 / RQE 16420
Publicado em 01/09/2019 - Atualizado 02/09/2019

Não é somente a operação em si que garante bons resultados em uma cirurgia plástica. Os cuidados pré-operatórios também são essenciais, pois permitem que o paciente esteja realmente preparado, física e psicologicamente, para a mudança que obterá em seu corpo.

Os cuidados pré-operatórios incluem desde a pesquisa pelo profissional até uma análise de qual procedimento realmente supre as necessidades do paciente.

Além disso, pode ser necessário modificar alguns hábitos de vida, como alimentação, para que o organismo esteja saudável o suficiente para que, após, a recuperação seja o mais breve e indolor possível.

Alguns cuidados são recomendados de forma individualizada, de acordo com a saúde do paciente e o procedimento que será realizado. Entretanto, há algumas dicas gerais que ajudam a evitar imprevistos. 

É sobre isso que falaremos abaixo!

Ouça este conteúdo:

 

Quais são os principais cuidados pré-operatórios

Criamos um check-list com os cuidados que devem ser tomados antes de realizar uma cirurgia plástica. Confira abaixo:

1 – Escolha do cirurgião

Escolher um médico especializado e apto a realizar procedimentos cirúrgicos é um dos cuidados pré-operatórios considerados mais importantes. Um dos critérios que devem ser levados em consideração é o fato de ser habilitado ou não pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Além disso, é possível avaliar o perfil do profissional na hora da consulta. De acordo com a SBCP-SP, um bom cirurgião deve:

  • perguntar sobre as expectativas que se tem com a cirurgia plástica;
  • indicar o procedimento mais adequado para as necessidades;
  • passar todos os detalhes sobre a cirurgia, como nível de complexidade, tipo de anestesia e cuidados que devem ser adotados posteriormente;
  • deixar claro todos os riscos envolvidos;
  • pedir todos os exames pré-operatórios e
  • deixar a decisão final para o paciente.

2 – Investigação de fatores de risco

Antes mesmo de agendar a realização do procedimento, é necessário que o médico realize uma investigação completa, a fim de avaliar se há riscos iminentes. Parte desse estudo inclui:

  • histórico de doenças, cirurgias anteriores e existência de complicações;
  • algum tipo de alergia ou reação à anestesia;
  • uso de anticoncepcionais orais ou outro medicamento de uso regular;
  • consumo de drogas;

Além disso, é preciso informar se é tabagista e se consome grande quantidade de álcool, pois ambos os fatores influenciam diretamente na cicatrização.

3 – Escolha do procedimento

A lista de cirurgias plásticas que podem ser realizadas é longa. Portanto, o paciente deve pesquisar com calma, tirar todas as dúvidas com o cirurgião plástico e escolher aquela que se adequa às suas reais necessidades.

4 – Mudanças de hábitos

Os cuidados com a alimentação devem ser redobrados no período pré-operatório. Isso porque a falta de alguns nutrientes, bem como a anemia, pode dificultar o processo de cicatrização e, ainda, retardar a recuperação.

O ideal é reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura e açúcares e aumentar o consumo de:

  • carnes magras;
  • pão e cereais integrais;
  • legumes e verduras;
  • frutas;
  • leite e
  • alimentos ricos em ferro, como feijão, lentilha, aves e peixe.

Quem é fumante, deve abandonar o cigarro pelo menos quatro semanas antes do procedimento, pois ele interfere na circulação sanguínea.

A hidratação também é essencial, tanto através da ingestão de líquido quanto utilizando cremes tópicos sobre a região que será operada. Este último ajuda a deixar a pele mais elástica, reduzindo as chances de surgirem estrias.

Lembre-se que essas dicas não substituem as indicações do médico responsável. Portanto, siga as orientações do seu cirurgião plástico à risca, seja em relação aos cuidados pré-operatórios quanto para o período de recuperação.

Para saber mais sobre o assunto, baixe o nosso e-book “Tudo o que você precisa fazer antes de fazer uma cirurgia plástica”.

Conteúdo revisado por:
Cirurgião Plástico - CRM-SC 21440 / RQE 16420

Membro de Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.