Inverno é uma boa época para fazer a cirurgia plástica?

Inverno é uma boa época para fazer a cirurgia plástica?

Por:
Publicado em 20/06/2017 - Atualizado 09/02/2019

“O inverno é uma boa época para fazer a cirurgia plástica?” Esta dúvida é muito comum em pacientes que desejam realizar o procedimento cirúrgico. E a escolha da data deve, necessariamente, passar por uma análise dos prós e contras das estações do ano.

É normal que haja esse diálogo com o cirurgião plástico. O profissional poderá explicar todos os pontos a serem avaliados pelo paciente na hora de escolher a data  da cirurgia.

Em termos de recuperação, o inverno é uma boa época para fazer a cirurgia plástica. Normalmente, os procedimentos cirúrgicos causam cicatrizes e inchaços nos locais onde foram realizados. E o calor pode ser um fator agravante neste aspecto.

Por quê o inverno é uma boa época para fazer a cirurgia plástica?

Após a realização da cirurgia plástica, é terminantemente proibido expor o local onde foi realizado o procedimento aos raios solares por alguns meses. O intuito é preservar a cicatrização correta da incisão e não causar manchas.

Entre os meses de junho e agosto, a incidência dos raios solares é menor, e a exposição de várias partes do corpo também. Vale ressaltar que isso não acaba com a necessidade de cuidar bem da cicatriz e seguir todas as recomendações médicas.

O inverno é uma boa época para fazer cirurgia plástica por estes motivos, também:

Uso da cinta elástica

Diversas cirurgias plásticas, como a lipoaspiração e a abdominoplastia, requerem o uso de uma cinta elástica durante a sua recuperação. Usá-la é mais confortável durante o inverno.

Inchaços, hematomas e desconfortos

Via de regra, o frio não interfere no aumento do inchaço pós cirurgia plástica. Ao contrário, no inverno esse efeito é menor, assim como o surgimento de hematomas e outros desconfortos. Já o calor, entretanto, pode agravar o problema, principalmente em pacientes que tendem a reter líquido.

Férias escolares

Julho é o mês que, normalmente, ocorrem as férias escolares. Os pacientes que optam por esta época para realizar a cirurgia plástica não precisam se preocupar em levar e buscar as crianças na escola. Isso ajuda na recuperação correta, que envolve repouso e resguardo de esforço físico.

De prioridade ao tempo de recuperação

Não adianta escolher uma data no inverno para realizar a cirurgia e não ter tempo para a recuperação, tendo de voltar ao trabalho precocemente. As orientações do cirurgião plástico sobre os cuidados pós-cirurgia devem ser seguidos à risca. O paciente que não der prioridade a elas corre o risco de comprometer o resultado do procedimento.

Alguns cuidados básicos após a cirurgia plástica são:

  • não fumar por, pelo menos, 30 dias antes e depois da cirurgia plástica, pois dificulta a cicatrização e aumenta o risco de trombose e embolia pulmonar;
  • fazer os curativos conforme a instrução médica. As cicatrizes devem ser lavadas com água e espuma do sabonete. O primeiro banho deve ser com água morna e deve haver um banquinho por perto, pois tonturas são muito comuns no primeiro dia;
  • evitar exercícios, ginástica e movimentos que exijam força, porque as cicatrizes levam, pelo menos, 45 dias para estabilizar-se;
  • comparecer às consultas depois da cirurgia e informar o médico sobre sua condição. É preciso saber por quanto tempo você terá de fazer o acompanhamento  periódico (esse prazo de acompanhamento médico pós-cirúrgico varia muito de acordo com o paciente e com a cirurgia).

Os procedimentos cirúrgicos só devem acontecer sob a supervisão de um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Este especialista é o mais apto a avaliar as condições do paciente e suas possibilidades para fazer uma cirurgia plástica.

Conteúdo revisado por:

Secretária Executiva da SBCP-SC   Ver Lattes

[contact-form-7 404 "Not Found"]