Fazer cirurgia no inverno é uma boa?

Fazer cirurgia no inverno é uma boa?

Por: - Cirurgião Plástico e Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - CRM/SC 8130 RQE 2674
Publicado em 04/07/2018 - Atualizado 09/02/2019

Qual a melhor época para fazer cirurgia? Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com a chegada das estações mais frias, o número de cirurgias plásticas e corretivas aumentam em até 50%. Alguns motivos facilitam a realização de certos procedimentos durante essa época do ano. No entanto, isso não desconsidera a realização de cirurgias plásticas durante o verão, apenas sugere uma opção que, por vezes, pode ser mais confortável e vantajosa, em determinados aspectos.

Benefícios de fazer cirurgia no inverno

Basicamente, o grande número de cirurgias plásticas realizadas durante o inverno acontece por três motivos principais: a recuperação completa até o verão; a temperatura mais baixa e a época de férias.

Recuperação completa até o verão

É bastante vantajoso realizar uma cirurgia plástica no inverno exatamente para que o tempo de recuperação seja suficiente até o verão. Assim, é possível que a transformação proporcionada pelo procedimento cirúrgico seja exposta na época do calor.

A grande maioria das cirurgias exige, geralmente, um bom tempo de repouso. Além disso, solicita-se determinados cuidados que o paciente deve adotar até voltar completamente à sua rotina normal. Usualmente, em 30 dias, o paciente já está recuperado, mas, para expor a cicatriz à água do mar ou ao sol, por exemplo, recomenda-se um período mínimo de três meses.

Temperatura mais baixa

O clima mais ameno facilita a utilização de acessórios que são solicitados no pós-operatório de grande parte das cirurgias plásticas, como ataduras e cintas. Da mesma forma, a temperatura baixa induz mais facilmente o repouso, fator fundamental para a recuperação do paciente.

Além disso, o inchaço no período frio tende a ser menor, já que a retenção de líquidos e dilatação de vasos ocorrem em menor intensidade. O frio também facilita a proteção das cicatrizes e curativos, por estarem menos expostos ao sol.

Época de férias

O fato de o inverno englobar o mês de julho e coincidir com o período das férias escolares é bastante vantajoso para realizar cirurgias plásticas. Alguns procedimentos realizados em jovens, como otoplastia e correção de desvio de septo, por exemplo, podem proporcionar uma recuperação mais eficiente e evitar transtornos psicológicos no ambiente escolar.

Escolha um bom cirurgião

Os resultados positivos de uma cirurgia plástica dependem, também, de um procedimento bem realizado. Este fato está diretamente relacionado à escolha de um cirurgião especializado. Dessa forma, é fundamental consultar a situação do médico e sua respectiva competência, além de questionar o seu histórico, verificar outras cirurgias feitas por ele e procurar indicações de outras pessoas.

Além disso, é sempre relevante confirmar o vínculo do profissional junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) e à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Conforme a SBCP, 12 mil médicos que executam cirurgias estéticas não possuem formação específica para o ofício. Alguns profissionais só possuem curso de estética e realizam operações como lipoaspiração e mamoplastia.

Os dados falam por si só: 94% dos procedimentos que resultam em complicações, são liderados por profissionais não capacitados, segundo a Sociedade. Por isso, é importante ter cuidado e atenção na hora de escolher o cirurgião, não ter pressa e  sentir-se seguro.

Alguma dúvida sobre a realização de cirurgias plásticas? Mantenha-se informado com e aproveite para ler o e-book “Tudo o que você precisa saber antes de fazer uma Cirurgia Plástica”

Conteúdo revisado por:
Cirurgião Plástico e Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - CRM/SC 8130 RQE 2674

Formado em medicina pela UFSC e mestre em Cirurgia Plástica pela USP, o Dr. Evandro Parente é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e presidente da SBCP-SC

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.