Entenda como é a formação de um cirurgião plástico

Entenda como é a formação de um cirurgião plástico

Por: - Cirurgião Plástico - Departamento de Marketing da SBCP/SC - CRM 13519 | RQE 9876
Publicado em 06/08/2018 - Atualizado 09/02/2019

Saber como é a formação de um cirurgião plástico é fundamental para evitar possíveis complicações de um procedimento. O Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, no entanto, também corresponde a uma grande parcela de médicos que realizam operações sem a devida formação para essa atividade. Por isso, é tão importante compreender o que é necessário para a capacitação de um profissional.

Você sabe como é a formação de um cirurgião plástico?

A habilitação para um cirurgião plástico depende de alguns fatores obrigatórios. Embora o Conselho Federal de Medicina (CFM) conceda a permissão para que qualquer médico formado possa realizar qualquer ato médico, o título de especialista para cirurgia plástica eleva  o nível de qualidade e segurança do procedimento.

Isso porque os cirurgiões plásticos dedicam 11 anos de sua vida aos estudos dessa especialidade. Veja os pré-requisitos para a formação de um cirurgião plástico especializado em cirurgia plástica:

  • Depois de concluir a faculdade de Medicina, o cirurgião plástico deve fazer outra formação específica;
  • Durante dois ou três anos o médico passa pela residência em cirurgia geral;
  • Após este período, ele dedica mais três anos de estudos para a residência médica em cirurgia plástica;
  • Após as formações devidas, o profissional deverá ser aprovado em uma avaliação escrita e outra oral, aplicada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Só então ele será considerado um especialista em cirurgia plástica.

 

Assim, a certificação pela SBCP funciona como uma segurança para o paciente. Todo esse período de formação indica que o profissional teve acesso às devidas informações de maneira certificada e rigorosa, e então encontra-se habilitado para realizar todo o tipo de cirurgia plástica.

Da mesma forma, o médico trabalha sob um código de ética, realizando procedimentos cirúrgicos nas devidas instalações médicas credenciadas e autorizados pela Vigilância Sanitária. Além disso, os profissionais também são acompanhados de equipamentos de qualidade e uma equipe bem treinada.

Faça uma checagem pelo site

É possível verificar a certificação de um cirurgião plástico online. Também é possível realizar essa consulta na página do Conselho Federal de Medicina (CFM), para verificar o seu registro de especialista. Dessa forma, as orientações evitam que a paciente faça a escolha errada.

Por quê médicos esteticistas não estão aptos a realizar cirurgias plásticas?

A Resolução do CFM Nº 2.116/2015 não reconhece a medicina estética como uma especialidade médica. Da mesma forma, caso esses médicos atuem como cirurgiões plásticos, os mesmos estarão infringindo o Código de Ética Médica, já que o mesmo proíbe os profissionais de anunciar títulos para os quais não possuem certificação válida.

Além de não ser considerado cirurgião plástico, o médico esteticista possui pouco conhecimento e capacitação na área. Dessa maneira, o domínio e o conhecimento das técnicas de cirurgia plástica que possuem nem se comparam a de um cirurgião especializado da área.

Por isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que reconhecem a Comissão Mista de Especialidades (CME), não consideram como especialidades médicas aquelas com um tempo de formação inferior à dois anos.

Conteúdo revisado por:
Cirurgião Plástico - Departamento de Marketing da SBCP/SC - CRM 13519 | RQE 9876

Formado em Medicina pela UnB e especialista em cirurgia plástica pela PUC-PR, o Dr. Guilherme Pintarelli é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e integrante do Departamento de Marketing e Mídias Digitais da SBCP-SC.   Ver Lattes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.