Cuidados necessários antes da cirurgia plástica

Cuidados necessários antes da cirurgia plástica

Por: - Cirurgião Plástico e Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - CRM/SC 8130 RQE 2674
Publicado em 08/09/2016 - Atualizado 09/02/2019

Para fazer uma cirurgia plástica não basta fazer uma consulta com um cirurgião plástico e dizer a ele qual é a pretensão para sair da consulta com o dia do procedimento agendado. Entre a primeira consulta e a operação, há uma série de cuidados necessários antes da cirurgia plástica.

Principais cuidados necessários antes da cirurgia plástica

O mais importante é escolher o cirurgião plástico certo, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), pois são os que possuem título de especialista na área e isso é uma segurança a mais para o paciente. Significa que o médico é habilitado para realizar todo tipo de cirurgia plástica, trabalha sob um rigoroso código de ética e realiza as cirurgias somente em instalações médicas credenciadas, com centros cirúrgicos autorizados pela Vigilância Sanitária, equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.

Confiar no cirurgião plástico escolhido é essencial para obter um bom resultado com o procedimento. Esse vínculo se estabelece na consulta. É preciso se sentir à vontade para discutir a cirurgia com o médico, expor as principais dúvidas, receios e questionar sobre todos os aspectos da cirurgia. Assim o profissional poderá compreender o que motiva a realização da cirurgia plástica e alinhar a expectativa em relação ao resultado final.

A consulta é o início do processo. Há outros cuidados necessários antes da cirurgia plástica. Um deles é a obtenção de informações detalhadas sobre o estado geral de saúde da(o) paciente, por meio de exames laboratoriais ou de imagem, entre outros que o cirurgião pode solicitar, conforme o procedimento a ser feito.

Até a cirurgia plástica ser de fato realizada, a/o paciente comparece a mais de uma consulta para ajustar todos os detalhes da cirurgia, de acordo com:

  • a definição da técnica cirúrgica mais adequada;
  • os prováveis resultados da cirurgia;
  • os riscos ou complicações potenciais;
  • o  tipo de anestesia a ser utilizada.

Nesse período de planejamento, o cirurgião plástico pode solicitar à/ao paciente, ainda que:

  • tome alguns medicamentos ou ajuste os medicamentos atuais;
  • pare de fumar com bastante antecedência à cirurgia;
  • evite tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pelo risco de aumentarem o sangramento.

É essencial, também, antes da cirurgia plástica, alimentar-se de forma saudável e praticar alguma atividade física, pois os nutrientes contribuem com o processo de cicatrização e os exercícios fortalecem a musculatura e melhoram o condicionamento físico geral.

Quando todas as recomendações médicas são seguidas pelo(a) paciente, a satisfação com a cirurgia plástica é uma consequência.

Conteúdo revisado por:
Cirurgião Plástico e Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - CRM/SC 8130 RQE 2674

Formado em medicina pela UFSC e mestre em Cirurgia Plástica pela USP, o Dr. Evandro Parente é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e presidente da SBCP-SC

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.