Como o acompanhamento multidisciplinar ajuda depois da cirurgia plástica

Como o acompanhamento multidisciplinar ajuda depois da cirurgia plástica

Por: - Cirurgião Plástico - Departamento de Marketing da SBCP/SC - CRM 13519 | RQE 9876
Publicado em 18/02/2019 - Atualizado 28/03/2019

Após a realização da cirurgia plástica, é fundamental contar com acompanhamento multidisciplinar de diferentes especialistas da saúde para que a recuperação seja ainda mais rápida e satisfatória. A escolha dos profissionais que irão atuar depende muito do tipo de procedimento, cabendo ao cirurgião plástico indicar os mais apropriados.

Nesse artigo, você entenderá mais a importância desse acompanhamento multidisciplinar e conhecerá as especialidades que podem ser acionadas. Confira!

Por que é recomendado o acompanhamento multidisciplinar?

O acompanhamento multidisciplinar é considerado um fator-chave para proporcionar que o pós-operatório seja o mais bem-sucedido possível.

O período após a cirurgia é de extrema importância para consolidar os resultados almejados. Isso porque é necessário adotar diversos cuidados enquanto o corpo está em processo de recuperação.

Para se ter uma ideia, o pós-operatório pode levar até 18 meses. Nessa fase, o acompanhamento multidisciplinar visa não somente reduzir esse período, como proporcionar que a qualidade de vida não seja prejudicada.

Além disso, esse trabalho em conjunto visa atingir o melhor resultado possível tanto físico quanto emocional, prevenindo complicações e, ainda, frustrações.

Quais especialidades podem ser acionadas no pós-operatório

O acompanhamento multidisciplinar, após os procedimentos cirúrgicos, pode incluir uma diversidade de profissionais. Dentre as especialidades que costumam ser mais acionadas, destacam-se:

1. Nutricionista

Controlar o peso é fundamental após a cirurgia plástica, porque os resultados costumam ser melhores quando a pessoa não sofre oscilações de massa corporal. Nesse cenário, o acompanhamento incluindo um nutricionista é indispensável para que a pessoa adquira novos hábitos e passe a ter uma maior consciência alimentar.

2. Educador físico

Realizar atividades físicas após a cirurgia plástica auxilia na tonificação e fortalecimento da musculatura, ajudando, assim, na manutenção dos resultados. Além disso, promove a redução dos inchaços, consequência muito comum após qualquer procedimento cirúrgico.

Para isso, porém, é fundamental contar com a ajuda de um educador físico, que saberá os seus limites e, com isso, orientará sobre os exercícios mais adequados.

3. Fisioterapeuta

Após a cirurgia, é muito normal que surjam alguns efeitos colaterais, como edemas, dor local, contratura muscular, equimoses e outros tipos de desconfortos. Assim, a fisioterapia surge como grande aliada na recuperação, pois minimiza as queixas e os traumas locais além de contribuir para agilizar a obtenção dos resultados almejados.

4. Psicólogo

A expectativa é um dos fatores que mais influencia na satisfação do paciente após a cirurgia plástica. Assim, o acompanhamento psicológico é recomendado justamente para auxiliar nas dificuldades que possam surgir e na redução da ansiedade.

Além disso, o profissional é fundamental para que a pessoa desenvolva a sua autoestima nesse período, evitando crises de depressão e frustração.

5. Dermatologista

O papel do dermatologista no acompanhamento multidisciplinar é o de analisar as características decorrentes da cirurgia. Neste caso, o profissional avalia e busca melhorias em aspectos como:

  • edemas;
  • trofismos cutâneo e muscular;
  • cicatrizes;
  • dor e sensibilidade.

6. Cirurgião plástico

O acompanhamento com o cirurgião plástico não se limita ao procedimento realizado. É de suma importância que o paciente realize consultas periódicas para que o profissional avalie os resultados que aos poucos vão surgindo e indique, se necessário, algum cuidado específico.

Por isso, ao escolher o profissional com quem deseja realizar sua cirurgia, questione ao médico como poderá tirar suas dúvidas e ser acompanhado nos pós-operatório.

Para saber mais sobre a importância do pós-operatório, leia outros artigos sobre o tema no blog da SBCP-SC.

Conteúdo revisado por:
Cirurgião Plástico - Departamento de Marketing da SBCP/SC - CRM 13519 | RQE 9876

Formado em Medicina pela UnB e especialista em cirurgia plástica pela PUC-PR, o Dr. Guilherme Pintarelli é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e integrante do Departamento de Marketing e Mídias Digitais da SBCP-SC.   Ver Lattes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.