Correção de Cicatriz

Correção de Cicatriz

A cirurgia de correção de cicatriz reduz a cicatriz de modo que fique mais uniforme com o seu tom de pele e a textura circundante.

O procedimento é indicado para mim?

A cirurgia de correção de cicatriz é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

O procedimento pode ser realizado em pessoas de qualquer idade e é uma boa opção para você se:

  • você se sente incomodado por ter uma cicatriz em qualquer parte do seu corpo,
  • você é fisicamente saudável,
  • você não fuma,
  • você tem perspectiva positiva e expectativas realistas sobre o procedimento,
  • você não tem acne ativa ou demais doenças de pele na área a ser tratada.

Preparando-se para a cirurgia

Previamente à cirurgia, pode ser necessário:

  • fazer exames de laboratório ou avaliação médica,
  • tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais,
  • parar de fumar bem antes da cirurgia,
  • evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.

Procedimento cirúrgico

Etapa 1 – Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

Etapa 2 – Tratamento

O grau de melhora que pode ser obtido com a correção cicatricial dependerá da gravidade, do tipo, do tamanho e da localização da cicatriz. Em alguns casos, uma única técnica pode proporcionar melhora significativa. No entanto, o cirurgião plástico pode recomendar uma combinação de técnicas de correção para alcançar os melhores resultados.

Os tratamentos tópicos tais como géis, fitas ou compressão externa podem ajudar no fechamento das feridas e na cicatrização ou diminuir a capacidade da pele de produzir pigmento irregular. Estes produtos podem ser utilizados para o tratamento de cicatrizes superficiais existentes e descoloração, e para ajudar na cicatrização dos procedimentos de correção da cicatriz.

Tratamentos injetáveis são muitas vezes utilizados para preencher cicatrizes reduzidas. Dependendo da substância injetável utilizada e as condições da cicatriz, os resultados podem durar de três meses a vários anos. A terapia deve ser repetida para manter os resultados. Uma forma de terapia de injeção usa esteróides baseados em compostos para reduzir a formação de colágeno e pode alterar a aparência, tamanho e textura do tecido da cicatriz.

Tratamentos de superfície são mais frequentemente utilizados para a melhora estética da cicatriz. Estes métodos podem suavizar irregularidades da superfície e reduzir pigmentação irregular. Os tratamentos de superfície são um meio controlado de remoção mecânica das camadas superiores da pele ou alteração da natureza do tecido. Estas opções de tratamento incluem:

  • dermoabrasão: ajuda a refinar as camadas superficiais da pele por meio de um método controlado de raspagem cirúrgica.
  • laser ou terapia leve: causa alterações na superfície da pele, permitindo que se forme pele nova e saudável no local da cicatriz.
  • soluções de peeling químico: penetram na superfície da pele para suavizar irregularidades na textura e na cor.
  • agentes clareadores da pele: medicamentos aplicados topicamente para clarear a pele.

Etapa 3

Algumas vezes, para cicatrizes mais profundas, várias incisões podem ser necessárias para remover cirurgicamente a cicatriz.

Etapa 4 – Fechando as incisões

Algumas cicatrizes requerem fechamento em camadas. O fechamento em camadas é frequentemente utilizado onde a incisão se estende ao tecido, abaixo da superfície da pele, ou em áreas com alto grau de movimento. A primeira etapa, ou camada, exige fechamento subcutâneo (abaixo da superfície da pele) com suturas absorvíveis ou não removíveis. Técnicas avançadas de correção de cicatriz incluem fechamento do retalho para reposicionar uma cicatriz de modo que fique menos visível, ou para melhorar a flexibilidade onde a contratura restringe o movimento.

Substitutos farmacêuticos de tecido podem ser utilizados se o tecido saudável não estiver presente para fechar uma excisão da cicatriz, sendo mais provável com a correção de cicatrizes de queimaduras graves.

A expansão do tecido pode ser um procedimento substituto para enxertos de pele. Neste procedimento, um balão inflável, chamado de expansor de tecido, é colocado sob a pele perto do local da cicatriz. Ao longo do tempo, o balão é preenchido lentamente com solução estéril para expandir a área de pele saudável. Uma vez que a pele tenha sido suficientemente esticada, o expansor e a cicatriz são removidos e a pele esticada é movida para substituir o tecido cicatricial. Este processo pode envolver várias etapas ou procedimentos cirúrgicos, a fim de alcançar os resultados finais.

Recuperação pós-operatória

A fase inicial de cicatrização pode apresentar inchaço localizado, descoloração ou desconforto e pode levar de 1 a 2 semanas. A cicatrização continuará por várias semanas. Com a dermoabrasão, o peeling químico, ou resurfacing a laser, as condições nas áreas tratadas serão as mesmas, além de sensibilidade em geral.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica