A toxina botulínica como tratamento de rugas para homens

A toxina botulínica como tratamento de rugas para homens

02/01/2017

O tratamento com toxina botulínica é o procedimento minimamente invasivo mais realizado no Brasil atualmente, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês). A novidade é que este, agora, é também um tratamento de rugas para homens, já que as mulheres cada vez mais dividem espaço com eles no público consumidor dos procedimentos para rejuvenescer a pele.

É cada vez mais comum a presença de homens em consultórios de cirurgia plástica. Além de aumentar a autoestima, cuidar da aparência também tem o propósito de garantir uma boa apresentação pessoal, fator que tem grande impacto nas relações profissionais.

Grande parte dos pacientes do sexo masculino deseja se livrar dos vincos que aparecem ao redor das sobrancelhas e a toxina botulínica pode ajudar, pois é indicada para tratar pés-de-galinha na região dos olhos, rugas na testa e vincos entre as sobrancelhas, ao redor da boca e no pescoço. A toxina age reduzindo drasticamente a contração muscular na região onde é aplicada, impedindo a formação de rugas.

O tratamento de rugas para homens é feito de forma diferente

A pele mais espessa faz com que dificilmente se percebam os pequenos pontos de sangramento após a aplicação de toxina botulínica em homens – o que alivia a preocupação de terem que explicar algum sinal pós-procedimento quando saem do consultório.

O homem possui, de fato, uma pele bastante diferente da pele da mulher, especialmente quando se trata de rejuvenescimento. A pele masculina responde muito rápido aos tratamentos tópicos e mais superficiais. A toxina botulínica é, geralmente, escolhida por eles por trazer resultados quase imediatos e duradouros, além de ser um procedimento rápido e seguro. Os brasileiros tendem a preferir resultados mais discretos e o tratamento de rugas para homens, quando realizado por um profissional qualificado, permite isso.

A segurança é um aspecto muito importante, pois a dose usada para o tratamento dos músculos causadores das linhas de expressão nos homens é maior do que na mulher (pode chegar ao dobro). Em alguns casos, são necessárias duas sessões seguidas para obter o melhor resultado.

A técnica de aplicação da toxina botulínica em homens muda completamente em relação à aplicação em mulheres, porque os padrões do que é considerado belo são diferentes. Alguns exemplos são a cauda das sobrancelhas (arqueada nas mulheres, reta nos homens) e as rugas na testa, que, ao contrário do que é feito nas pacientes femininas, não devem ser completamente apagadas nos homens.

A toxina botulínica é muito procurada pelos homens para amenizar rugas entre as sobrancelhas, na testa e ao redor dos olhos. Também são tratadas as rugas nasais e o queixo (quando a região apresenta contração muito forte e, com o tempo, aparecem irregularidades). Para um resultado mais eficaz e duradouro, indica-se aliar o tratamento de rugas para homens ao preenchimento com ácido hialurônico.