Para que serve o lifting de testa?

Para que serve o lifting de testa?

10/12/2016

O lifting frontal, lifting de testa ou elevação de testa tem como objetivo melhorar a aparência reposicionando sobrancelhas baixas ou flácidas. Ele também minimiza vincos na testa ou ao redor dos olhos, melhora linhas de expressão entre as sobrancelhas, reposiciona a região frontal baixa ou flácida e eleva as sobrancelhas, proporcionando um aspecto mais jovem.

As diferentes formas de realizar o lifting de testa

Depois de aplicada a anestesia, é possível realizar o lifting de testa de duas maneiras: a primeira é através de um endoscópio (aparelho de vídeo cirúrgico) e instrumentos especiais colocados no couro cabeludo por meio de pequenas incisões. Isso permite que o tecido muscular, localizado abaixo da pele, seja reposicionado ou removido, corrigindo as rugas e sulcos visíveis na testa.

A outra maneira de realizar o procedimento é sem a utilização do endoscópio e, portanto, através de incisões na região temporal, no couro cabeludo ou escondidas nas dobras naturais das pálpebras superiores.

Uma técnica alternativa de lifting de testa é a incisão coronal. Ela envolve um corte de orelha a orelha, com o reposicionamento da região frontal após a remoção do excesso de pele e do couro cabeludo. O tempo de recuperação exigido é, geralmente, maior devido ao tamanho da incisão. As cicatrizes ficam posicionadas nos contornos naturais do cabelo ou do rosto (a menos que a incisão seja feita na linha de implantação do cabelo para encurtar a testa).

Os cortes geralmente são fechados com suturas removíveis ou absorvíveis, adesivos de pele, fita cirúrgica ou clipes especiais. A elevação da testa pode ser mantida através da utilização de suturas permanentes, pequenos parafusos cirúrgicos ou um dispositivo absorvível de fixação colocado na região temporal.

A cicatrização inicial pode levar de cinco a dez dias. Depois desse período, as suturas e os clipes são removidos e é possível retornar ao trabalho e às atividades diárias. O resultado final só aparece depois de algumas semanas, de forma gradativa, e as cicatrizes tendem a melhorar com o passar do tempo.

Conforme o desaparecimento do inchaço e dos hematomas (que serão minimizados com ajuda do curativo na cabeça), o resultado do lifting frontal é uma testa mais lisa, com aparência mais jovem e descansada.

De qualquer forma, antes ou depois da operação, a proteção solar e um estilo de vida saudável são muito importantes para manter a aparência rejuvenescida e minimizar o fotoenvelhecimento e os danos causados pelo sol.