Mulheres estão optando por reduzir o tamanho das mamas com prótese

Mulheres estão optando por reduzir o tamanho das mamas com prótese

10/05/2017

O Brasil continua ocupando posição de destaque na realização de cirurgias plásticas devido a procedimentos como o para reduzir o tamanho das mamas de quem já fez mamoplastia de aumento, que  tem sido frequente nas salas de cirurgia.

O país ainda é o segundo que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. Está atrás, apenas, dos Estados Unidos. Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), os norte-americanos registraram 1,41 milhão de procedimentos em 2015, enquanto o Brasil fez 1,22 milhão de cirurgias no mesmo ano. De acordo com a pesquisa, o implante de próteses de silicone é o segundo procedimento mais realizado, surgindo em seguida da lipoaspiração, que ocupa o primeiro lugar.

Em 2014 até os primeiros meses de 2015, a troca dos implantes aumentou em 15%, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Muitas vezes, na cirurgia de redução das mamas de quem possui um implante de silicone também é necessário realizar uma mastopexia para retirar o excesso de pele e, consequentemente, levantar os seios e melhorar o contorno das mamas.

Por que as mulheres querem reduzir o tamanho das mamas?

As mulheres que optam por reduzir o tamanho das mamas tomam essa decisão por diversos motivos, mas existem alguns que são mais recorrentes. Entre eles estão:

  • a redução dos seios para diminuir a tensão dos músculos das costas, ombros e pescoço;
  • diminuir a flacidez, apesar de que a flacidez dos seios é algo comum com o passar dos anos;
  • buscar uma aparência mais natural;
  • adquirir maior praticidade, principalmente para praticar atividades físicas.

É essencial lembrar que cada cirurgia plástica é realizada de forma individualizada e que a paciente só deve fazê-la se realmente sentir vontade, e não por pressão externa. Além disso, é importante conversar com o médico especialista e esclarecer as dúvidas comuns desse processo, e criar expectativas reais acerca  do resultado.

Pós-operatório da redução das mamas com prótese

Durante o pós-operatório da cirurgia para a redução das mamas é necessário seguir as orientações do médico para que a recuperação ocorra de forma segura e o resultado seja o desejado. As recomendações dadas pelo cirurgião plástico serão parecidas com as de quando foi feita a mamoplastia de aumento: os curativos devem ser trocados de uma a duas vezes por semana, um sutiã específico precisa ser utilizado durante a recuperação e exercícios físicos podem ser feitos apenas depois de dois a três meses da cirurgia. Cuidar para segui-las faz toda a diferença para que o resultado final da cirurgia seja satisfatório.