É possível mudar o corpo com cirurgia plástica?

É possível mudar o corpo com cirurgia plástica?

16/12/2016

A cirurgia plástica tem o poder de elevar a autoestima e trazer grande satisfação à paciente. Entretanto, ainda é comum que algumas mulheres cheguem à primeira consulta com a ideia de que, com determinada cirurgia plástica, alcançarão a mesma aparência de uma amiga ou de uma atriz famosa, projetando para si uma imagem ideal que acreditam ser correspondente aos padrões de beleza vigentes, mas que está muito além dos resultados que a cirurgia plástica pode proporcionar. É possível mudar o corpo com cirurgia plástica, porém, alguns mitos precisam ser quebrados.

Como é possível mudar o corpo com cirurgia plástica (e o que não adianta tentar)

Cada pessoa tem uma forma corporal correspondente à sua herança genética. A cirurgia plástica pode aperfeiçoar e modificar aspectos do corpo, mas não a sua matriz. É como desejar ter o corte de cabelo da moda que não necessariamente combina com o formato de seu rosto.

Tão importante quanto o planejamento da cirurgia plástica é saber quais resultados se pode esperar dela. Por isso, alguns passos podem ser seguidos:

  • o primeiro passo para evitar a insatisfação é a consulta médica. Apenas o cirurgião plástico pode dizer quais resultados podem ser alcançados de acordo com o tipo físico e as características do corpo da paciente;
  • o segundo passo é procurar saber o máximo possível sobre a cirurgia: riscos envolvidos, tipos e formatos de prótese (se for o caso), formas de realização do procedimento, resultados possíveis, pré e pós-operatório, entre outros;
  • o terceiro passo é conversar com pessoas que já realizaram a cirurgia plástica desejada, conversar sobre a experiência que tiveram e se ficaram ou não satisfeitas com o resultado final;
  • o quarto passo é consultar-se com um cirurgião plástico qualificado, experiente e em quem a paciente confie plenamente (a conversa com outras pessoas pode ajudar também nessa questão, com indicações de profissionais).

Por último, é preciso ser realista, entender de que forma é possível mudar o corpo com cirurgia plástica e estar consciente dos resultados possíveis de serem alcançados (e de que também é possível não obtê-los, por qualquer razão). Além disso, o resultado definitivo de uma cirurgia vem com o passar do tempo, quando o corpo já desinchou completamente, as manchas desapareceram e o organismo assimilou as mudanças realizadas. É preciso ter calma e tranquilidade para esperar que isso aconteça.

É impossível prever o resultado final de uma cirurgia com precisão. Portanto, a satisfação vai depender da transparência da comunicação entre paciente e médico.