Conheça as opções de tratamento para cicatrizes

Conheça as opções de tratamento para cicatrizes

08/08/2017

Cicatrizes são sinais visíveis que permanecem depois que uma ferida ou abertura se fecha totalmente. São uma consequência inevitável de lesões e operações, e seu desenvolvimento é imprevisível, o que pode resultar em marcas com uma aparência ruim. As alternativas de tratamento para cicatrizes se baseiam em medicamentos tópicos, procedimentos minimamente invasivos e revisão cirúrgica.

No entanto, nenhuma das técnicas disponíveis de tratamento para cicatrizes possibilita eliminá-las de fato. Todas as opções servem para melhorar a condição ou a aparência de marcas em qualquer parte do corpo, de modo que sua tonalidade fique mais próxima do tom natural da pele, assim como sua textura. Ou seja, o resultado é uma cicatriz corrigida, com melhor aspecto, não uma cicatriz apagada.

A escolha do tratamento para cicatrizes depende do tipo de cicatriz

O tipo de cicatriz é o que determina a técnica a ser utilizada pelo cirurgião plástico para suavizá-la.

Em primeiro lugar, existem as descolorações, irregularidades na superfície e marcas mais sutis, que não causam desconforto físico e incluem cicatrizes de acne, de ferimentos leves e de incisões cirúrgicas antigas.

Há, também, as cicatrizes hipertróficas, que são aglomerados espessos de tecido epitelial. São, na maioria das vezes, altas, vermelhas e/ou desconfortáveis e podem aumentar com o tempo. Podem ser mais escuras ou mais claras que o tom natural da pele.

Já as queloides são ainda maiores. Podem ser dolorosas, com prurido e enrugadas. Estendem-se para além das bordas de uma ferida ou incisão e desenvolvem-se mais facilmente na face, no pescoço, nas orelhas, no peito e nos ombros, áreas com pouca gordura.

Por fim, as contraturas são cicatrizes que restringem o movimento devido a uma junção de pele e tecido subjacente. Ocorrem quando há grande perda de tecido epitelial, como após uma queimadura. Podem se formar onde uma ferida se una a uma articulação, como nos dedos, cotovelos, joelhos e pescoço.

Sobre a cirurgia de correção de cicatriz

O procedimento cirúrgico pode ser realizado em qualquer idade e é ideal nos casos em que a pessoa:

  • sinta-se incomodada com uma cicatriz em qualquer parte do corpo;
  • seja fisicamente saudável e não fume;
  • tenha expectativas realistas em relação aos resultados;
  • não apresente acne ativa ou outra doença de pele na área a ser operada.

O grau de melhora que pode ser obtido com esse tratamento para cicatrizes depende da gravidade, do tipo, do tamanho e da localização da marca. Além disso, em alguns casos, pode ser necessário combinar a cirurgia com outra técnica. Os resultados finais podem levar até um ano para se tornarem aparentes.